Como Emitir o Cartão SUS? Como Imprimir a Segunda Via?

Com a iminente chegada da vacina para o Covid-19, muitas pessoas têm se perguntado onde está o seu Cartão SUS, ou como consegui-lo. Pois, várias notícias se espalharam na internet sobre como será feita a vacinação. No entanto, nem todas são verdadeiras.

Nesse dia, decidimos esclarecer tudo que você precisa saber sobre o seu Cartão SUS. Afinal, se você ficou com alguma dúvida nós estamos aqui para retirá-la. Acredito que todos já saibam, mas o SUS é uma abreviação para Sistema Único de Saúde, e é por ele que muitos de nós conseguimos receber tratamento médico.

Contudo, nesse texto nosso foco será maior no Cartão SUS, que é muito importante para poder se utilizar esse sistema.

Como emitir o Cartão SUS?

Para se realizar um pré-cadastro que lhe permitirá consultar o seu Cartão SUS é necessário que você acesse o Portal de Saúde do Cidadão. Onde você pode verificar os dados que lhe interessam sobre o cartão.

É possível também que você baixe o aplicativo Conecte SUS no seu celular para consultar as informações que lhe possam ser úteis.

Contudo, para poder acessar esses serviços digitais, talvez seja necessário, que você use um código de autenticação oferecido pelo Ministério da Economia. O mesmo acontece para fazer login no aplicativo, que exige que você faça um cadastro em um site do Governo Federal.

Mesmo realizando todos esses procedimentos o máximo que você conseguirá fazer será consultar os seus dados. Pois, para emitir um Cartão SUS o governo exige que seja feito presencialmente em uma unidade de saúde.

Como obter o número do SUS pela internet?

Se você baixar o aplicativo como ensinado anteriormente fica bem simples esse processo. Você consegue acesso ao número do seu Cartão SUS fazendo o seguinte:

  • Clique em um ícone do cartão;
  • Na sequência, em uma imagem QR Code;
  • Assim o cartão vai girar e exibir uma foto do usuário, juntamente com o número do cartão do mesmo e um QR Code de identificação.

O processo é bem simples, só são tomadas algumas medidas de precaução para que seja evitado que ocorram fraudes. Pois, podem lesar o governo, algo que ninguém quer que aconteça, pois o dinheiro deles é o nosso também.

É necessário o Cartão SUS para tomar vacina contra o covid-19?

Diferente do que muitos estão divulgando, não existe a necessidade do Cartão do SUS ser apresentado para tomar a vacina do covid-19. Levar um documento de identificação com foto já é o suficiente para comprovar quem você é. E caso esteja dentro dos requisitos determinados pelo governo poderá tomar a vacina.

Para esse caso o Cartão SUS, vai ser utilizado como um meio de controle de quais pessoas já tomaram a vacina, no entanto, não é obrigatório apresentar ele. Pois, esse controle é feito pelo sistema do governo.

É possível realizar a impressão do Cartão SUS pela internet?

Não existe a possibilidade de a impressão do Cartão do SUS ser feito pela internet, o governo alega que isso é para segurança dos dados das pessoas.

Só é possível se realizar a impressão em locais responsáveis, como postos e outros estabelecimentos de saúde. Contudo, pela internet isso está estritamente proibido, pelo menos por enquanto.

Imprimir uma segunda via do Cartão SUS, como faço?

Como segunda via do Cartão SUS, é possível utilizar o aplicativo Conecte SUS, inclusive isso é bastante recomendado pelos responsáveis. Uma vez que mesmo que você tenha o Cartão do SUS impresso ele se desgasta facilmente e rasga, algo que não ocorre com o aplicativo.

Mas, se você perdeu ou acabou tendo seu Cartão do SUS destruído é possível realizar a impressão de uma segunda via. Contudo, isso só pode ser feito em um estabelecimento de saúde. Além disso, você deve levar um documento de identidade com foto, como CNH ou RG.

Como se faz para atualizar meu cartão do SUS pela internet?

Saiba que ainda não é possível você atualizar os dados do seu Cartão SUS pelo aplicativo, como medida de segurança do governo. Assim você não pode nem incluir ou excluir informações, somente verificá-las. Para que você possa alterar você precisa ter uma validação dos dados presentes no Cartão Nacional de Saúde.

No entanto, de maneira presencial é possível que você altere as informações. Para isso só precisa ir até um estabelecimento responsável para que seus dados sejam alterados. Mas, só você pode fazer isso e deve estar munido de um documento válido de identificação.

Quais indivíduos devem realizar uma atualização dos dados do Cartão SUS?

São aquelas pessoas que possuem informações ultrapassadas em seu cartão e ainda não fizeram a atualização. Contudo, essa mudança só pode ser feita presencialmente, e não por aplicativos ou sites.

Então, caso você tenha informações desatualizadas apresentadas em seu Cartão SUS vá até um posto de saúde e as deixe atualizadas. Para evitar qualquer futuro problema que possa vir a ter.