Dicas financeiras atualizadas

Como regularizar o CPF na Receita Federal

Existem muitas pessoas com esse problema e que precisam resolver

Hoje vamos tratar de como é possível regularizar o CPF na Receita Federal. Existem muitas pessoas com esse problema e que precisam resolver, para voltar a ter acesso pleno às instituições financeiras. Pois, quando se está nessa situação se perde muitos direitos.

É basicamente impossível conseguir um empréstimo, não se pode tirar passaporte, entre outras coisas. O que é um problema bem grande, e que não tem como ser ignorado. Por isso, hoje trazemos um texto para falar da situação e explicar como ela pode ser resolvida.

Então, se está com esse problema, finalmente chegou a hora de resolvê-lo. Para assim poder ter acesso pleno às transações financeiras oferecidas pelo seu banco. Para poder pegar benefícios governamentais, entre outros direitos que se perde o acesso quando se está nessa situação.

Leia também:

Cartão de criptomoeda com cashback da Monnos

CPF suspenso ou pendente de regularização

Estar com o CPF regularizado é uma das coisas exigidas para poder ter acesso aos programas disponibilizados pelo governo. Como, por exemplo, o auxílio emergencial que voltou a ser pago recentemente.

No entanto, a Receita Federal permite que esse processo possa ser feito pela internet, no caso do contribuinte não possuir pendências com o órgão. A regularização feita pela internet está disponível para os contribuintes que têm uma situação dada como suspensa.

Além disso, o cidadão não deve estar obrigado a entregar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física nos últimos 5 anos ou não possui pendências de declaração. Muitas coisas podem fazer com que o CPF seja suspenso.

Por exemplo, o CPF pode ser suspenso quando existem divergências no cadastro da Receita Federal. Seja devido a alguma mudança de endereço ou de nome. Lembrando que mudanças de nome mais comuns, podem ocorrer no caso de casamento ou separação.

O pedido de regularizar o CPF pode ser realizado por indivíduos maiores de 16 anos. No caso, de um indivíduo menor de 16 anos a regularização precisa ser realizada pelo responsável pelo jovem.

Como regularizar CPF na Receita Federal?

É possível regularizar o CPF na Receita Federal através da internet. Tanto através do seu computador quanto pelo seu celular, o procedimento é relativamente simples. Basta seguir esse passo a passo para regularizar o seu CPF através do seu computador:

Existem casos em que é necessário comparecer até uma unidade da Receita Federal para concluir a sua regularização. No entanto, caso isso seja necessário, o contribuinte acaba sendo informado enquanto faz o procedimento explicado anteriormente.

No caso da necessidade de comparecer, haverá um prazo de até 90 dias. Depois que regularizar o seu CPF é possível consultar o mesmo e emitir um Comprovante de Situação Cadastral, no caso de precisar para algo.

Como fazer a regularização do CPF pela internet?

Outra maneira de regularizar o seu CPF é através do aplicativo destinado a isso. Que é disponibilizado pela Receita Federal, o procedimento é até que semelhante ao processo feito no site. Mas, vamos detalhar para ficar mais claro, faço o seguinte:

  • Comece baixando o aplicativo no seu iPhone ou Android;
  • Então abra o aplicativo, e selecione a opção “Serviços CPF”;
  • Em seguida, vá na opção “Regularização de Suspensos”;
  • Daí, basta seguir as instruções para atualizar os seus dados cadastrais.

Existem muitas pessoas que preferem utilizar seus celulares para fazer esse tipo de procedimento. Então, foi disponibilizada essa opção. Contudo, como foi relatado anteriormente existem alguns casos em que vai existir a necessidade de comparecer até uma unidade da Receita Federal, mas o contribuinte será avisado caso isso seja necessário.

O que acontece quando CPF está irregular

As informações pessoais dos contribuintes são compartilhadas entre as instituições, principalmente entre as financeiras. Logo, quando um indivíduo vai solicitar crédito a uma dessas empresas, elas informam que irão levar um tempo para responder.

Durante esse prazo eles vão realizar uma análise de crédito. Ou seja, nesse meio tempo em que eles estão consultado os seus dados disponíveis, como por exemplo o seu CPF. E no caso de ele estar irregular, possivelmente o empréstimo vai ser negado.

Também existem outras consequências de estar nessa situação. Como ser impedido de:

  • Receber sua aposentadoria;
  • Comprar ou vender bens de alto valor agregado;
  • Participar ou assumir cargo em concursos públicos;
  • Abrir ou movimentar contas bancárias;
  • Tirar o passaporte;
  • Solicitar crédito como cartões, financiamento, empréstimos, entre outros.

Logo, estar com CPF com restrições é um grande problema. Principalmente para quem deseja ter acesso a movimentações financeiras realizadas em um banco. Como as instituições financeiras precisam se proteger para não ter prejuízo acabam tomando diversas precauções e essa é uma delas.

Por isso, acaba sendo necessário regularizar o CPF na Receita Federal, seja pela internet ou de forma presencial. Já que estar nessa condição acaba sendo muito prejudicial para o indivíduo.

Comentários estão fechados.