Dicas financeiras atualizadas

Dívida caduca depos de 5 anos? Entenda o que acontece!

Dívida caduca? Quando? O nome fica limpo depois disso? Saiba tudo nesse conteúdo!

Muita gente quer saber se dívida caduca depois de 5 anos e a dúvida é fácil de compreender. O número de negativados no Brasil continua aumentando, causando problemas na economia e principalmente, na vida pessoal dos indivíduos.

As dúvidas sobre a negativação também não são poucas e uma das principais, que envolve até um pouco de esperança para quem não tem nenhuma expectativa para resolver as questões financeiras é se depois de 5 anos negativado, as dívidas vão caducar e se o nome voltará a ficar limpo, mesmo sem o pagamento dos valores em débito.

Abaixo, explicaremos o que realmente acontece com essas cobranças e com a negativação após 5 anos de dívida.

O que é estar Negativado?

“Negativado” é o termo que passou a ser utilizado para quem comprou um produto ou serviço, não conseguiu pagar as prestações em dia e teve o nome “negativado” nas listas de órgão de proteção ao crédito como o Serasa, Spc Brasil ou Boa Vista SCPC.

Também é comum dizer que a pessoa que foi negativada nessas listas está com o “nome sujo” por causa das restrições.

Segundo o Serasa, há mais de 60 milhões de brasileiros negativados atualmente.

Como saber se estou negativado?

Para saber se você está com o “nome sujo”, basta acessar o site do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou o do Serasa e fazer a consulta usando o número do seu CPF.

Qual o problema de estar com o nome sujo?

A pior consequência de estar negativado é o fato do mercado considerar que quem está com o nome sujo é um má pagador.

Por causa dessa avaliação, o consumidor encontrará muitas dificuldades para solicitar empréstimos, fazer financiamentos, realizar compras parceladas, solicitar cartão de crédito e até para abrir uma conta corrente em alguns bancos.

Veja Também: Empréstimo para negativado 2021

Quando uma dívida caduca?

Dívidas podem ser cobrada em até 5 anos.

Depois desse período, o credor não pode mais negativar o nome do devedor.

Além disso, caso o nome do devedor já esteja negativado, o cobrador deverá solicitar a remoção da lista de negativados.

Após os 5 anos, o cobrador perde o direito de cobrar a dívida na justiça ou protestar a dívida em cartório e é por isso que as pessoas costumam achar que depois de 5 anos a dívida caduca, mas a cobrança ainda pode continuar de forma amigável, por carta ou telefone.

Quando a dívida caduca o nome limpa?

Caso passe 5 anos que a dívida foi feita e o  nome continue nos órgãos de proteção ao crédito, o consumidor pode entrar em contato com o cobrador e solicitar a remoção.

Se por algum acaso, a empresa se recusar de realizar a remoção, o consumidor pode contratar um advogado e solicitar judicialmente a retirada imediata da restrição e indenização por danos morais.

Comentários estão fechados.