Dicas financeiras atualizadas

É possível pagar 35% da conta de luz? Confira como é o procedimento

Veja como participar do programa do Governo Federal que possibilita desconto em contas de luz. Entenda aqui como funciona o benefício!

O Mistério da Cidadania criou um programa chamado Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Com ele, muitas pessoas conseguem descontos na conta de luz. Nesse sentido, famílias de baixa renda podem acessar o benefício.

- Publicidade -

Com a  alta da inflação, muitas famílias podem pagar até 65% menos no boleto. Hoje, o benefício atende cerca de 20 milhões de consumidores no país. Confira mais detalhes deste programa e veja como ter o desconto na conta de luz. Acompanhe!

Veja como participar do programa do Governo Federal que possibilita desconto em contas de luz. Entenda aqui como funciona o benefício!
Veja como participar do programa do Governo Federal que possibilita desconto em contas de luz. Entenda aqui como funciona o benefício – arquivo/Canva.

Como ter desconto na conta de luz?

O primeiro quesito para participar do programa é possuir inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Para isso, a família deve apresentar renda familiar de até meio salário por integrante.

- Publicidade -

Além disso, usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também tem direito ao desconto na conta de luz. Desde 2021, não é necessário se cadastrar nas distribuidoras para ter esse desconto.

Isso porque o governo passa de maneira automática o desconto para os beneficiários que se encaixam nas regras do programa. Contudo, caso quem se encaixe não faça parte da TSEE, pode entrar em contato com o Ministério da Cidadania, pelo número 121.

Veja também: Enel possibilita pagar conta de luz em até 24 vezes no cartão de crédito

Como funciona o desconto

- Publicidade -

O desconto da conta de luz do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) funciona conforme a origem da família e o consumo mensal. Entenda:

Famílias inscritas no CadÚnico ou BPC 

  • 10% de desconto para consumo mensal de até 220 kWh;
  • 40% de desconto para consumo mensal de 30 a 100 kWh;
  • 65% de desconto para consumo mensal abaixo de 30 kWh.

Famílias quilombolas ou indígenas

- Publicidade -

  • 10% de desconto para consumo entre 101 e 220 kWh;
  • 40% de desconto para consumo mensal entre 51 e 100 kWh;
  • 100% de desconto para consumo mensal de até 50Wh.

 Requisitos para ter acesso ao desconto na conta de luz

Como mencionado, para ter esse desconto na conta de luz, a família precisa ser classificada como baixa renda, entenda melhor essa condição:

  • moradores cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico);
  • renda familiar mensal per capita mensal menor ou igual a meio salário mínimo;
  • moradores que recebem o benefício da prestação continuada assistência social.

Além desses requisitos, pode se beneficiar do desconto na conta de luz, famílias que estejam no CadÚnico e com renda mensal de até 3 salários mínimos, desde que possuam algum membro portador de doença ou patologia em tratamento.

Veja também: Você sabia? Existe um benefício para mães de R$ 250 por mês

Comentários estão fechados.