Dicas financeiras atualizadas

Empréstimo consignado por SMS? Cuidado com as mensagens!

Normalmente, esses falsários pedem acesso à conta do cliente ou um depósito, e assim que conseguem o dinheiro desaparecem.

O brasileiro é um povo bastante criativo, no entanto, nem sempre essa criatividade é utilizada para o bem. Por exemplo, recentemente os criminosos começaram a passar um golpe que é oferecer um empréstimo consignado por SMS. Tentando se aproveitar dos aposentados, a mensagem oferece um super empréstimo consignado.

Como as pessoas mais velhas normalmente não estão tão atualizadas com as tecnologias usadas pelos bandidos não sabem que qualquer pessoa pode lhe mandar mensagens se passando por uma instituição financeira. Normalmente, esses falsários pedem acesso à conta do cliente ou um depósito.

Assim, que conseguem o dinheiro, desaparecem deixando o cliente com um grande prejuízo. E o pior é que essa não é a única maneira que eles abordam. Por isso, é importante se informar para estar preparado e assim evitar golpes.

Nesse texto vamos lhe ensinar a como evitar tomar esse tipo de golpe. Assim, como explicar outros métodos de fraude que os bandidos estão usando. Quando se sabe dessas informações fica muito mais fácil evitar cair nesses golpes.

Leia também:

Desbloquear Cartão Santander SX Visa Gold

Cashback Banco Inter: quais os consórcios estão disponíveis?

Empréstimo MEI: como solicitar o crédito sendo microempreendedor

Novo auxílio emergencial de R$300,00

Empréstimo consignado por SMS? Cautela é imprescindível!

No Brasil e no mundo a nossa tecnologia se desenvolveu muito, o que fez diversas novas ferramentas surgirem. Muitas delas são úteis e importantes para o nosso dia a dia, mas quando caem na mão de criminosos acaba sendo algo perigoso.

A nossa tecnologia evoluiu bastante o que nos proporciona novas ferramentas que acabam sendo perigosas dependendo quem usa. Muitos criminosos estão utilizando para aplicar golpes.

Logo, é necessário que exista uma série de cuidados de nossa parte para evitar ser ludibriado. Quando o consumidor é procurado através de e-mail, telefone, mensagens e nem falou com a empresa é necessário ficar esperto.

Diversos golpes vêm sendo aplicados em pessoas que não agem de maneira desconfiada com esses indivíduos. É necessário ficar atento e ao notar alguma fala incongruente do suposto funcionário desligar ou não responder.

Um meio interessante para verificar a veracidade da oferta e do vendedor é falar com a empresa. Hoje em dia muitas empresas têm trabalho com vendedores externos, mas nem sempre eles têm controle sobre eles.

Como essas empresas nem sempre tem um bom controle desses funcionários, pois os mesmo só ganham comissão do que vendem, muitos acabam se aproveitando da situação. Têm sido diversos os relatos de pessoas se passando por funcionários e pedindo um adiantamento para liberar empréstimos, por exemplo.

Na verdade, quando o indivíduo vem logo com uma conversa sobre adiantamento ou pedindo alguns dados pessoais importantes, o consumidor já deve se atentar a possibilidade de golpe.  Agora eles estão oferecendo um empréstimo consignado por SMS e pedem uma antecipação do valor da parcela ou acesso a conta.

SMS enganoso sobre atualização de dados bancários

Um dos golpes que vem sendo aplicado com frequência e com uma alta taxa de acerto, tem sido SMS se passando por bancos. Eles afirmam que é somente uma atualização de dados de rotina.

Normalmente essa mensagem de texto conta com link ou com um passo a passo, para pegar suas informações pessoais. Com isso, os criminosos têm conseguido roubar diversas informações de pessoas de bem.

No entanto, esse tipo de atitude não costuma ser tomada por bancos. Na verdade, instituições financeiras evitam bastante enviar esse tipo de mensagem.

Nesses casos, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomenda que as mensagens ou e-mails sejam excluídos imediatamente. E que o cliente não realize as ações solicitadas por fontes não consideradas confiáveis.

Não podemos deixar de falar do empréstimo consignado por SMS que vem sendo ofertado pelos bandidos e tem enganado algumas pessoas de mais de idade. Como a maioria é aposentada sabe que conseguiria um empréstimo consignado e não estranha a facilidade.

Contudo, quando se dá conta está com um baita prejuízo, do valor roubado pelos criminosos. Por isso, é interessante evitar contratar esse tipo de coisa por SMS. Afinal, instituições bancárias raramente oferecem esse tipo de procedimento através dessa ferramenta.

Ofertas de empréstimos por SMS são falsas

Conhece aquela expressão “quando a oferta é boa demais a gente até desconfia”? Bom, atualmente desconfiar disso é bastante importante para evitar cair nos golpes desses criminosos.

Esse golpe é bastante comum. Segundo policiais esse golpe é aplicado normalmente através de ligações ou posts no Facebook. O criminoso oferece um empréstimo pessoal pré-aprovado e que não necessita de comprovação de renda.

Então os bandidos solicitam que o cliente faça um depósito prévio, normalmente eles dão uma desculpa de que o valor será para a liberação dos documentos ou do empréstimo. Em seguida os criminosos desaparecem com o valor que o cliente depositou.

Por mais que os procedimentos que os bancos tradicionais usam serem bastante demorados, eles são necessários. Por isso, quando são oferecidas muitas facilidades por um desconhecido é importante desconfiar.

Para evitar quaisquer complicações, o mais seguro é pegar empréstimo com instituições financeiras conhecidas. Evitando assim pessoas desconhecidas no Facebook oferecendo promoções que são absurdamente boas.

No entanto, quando pegar um empréstimo em uma instituição financeira é necessário ficar atento com os juros. Pois, algumas empresas mesmo sendo algo legal, mas não muito eticamente correto, colocam juros escondidos no contrato.

Mas, voltando ao assunto das fraudes. A Febraban também alerta que mensagens recebidas de terceiros oferecendo negociações de dívidas, descontos ou benefícios também podem ser um golpe.

Recentemente eles inovaram nos golpes de empréstimos, oferecendo um empréstimo consignado por SMS. Onde os mesmos pedem acesso a conta do usuário ou um valor antecipado para liberar o empréstimo e depois de pegar o valor desaparecem.

Comentários estão fechados.