Dicas financeiras atualizadas

Parcelar Imposto de Renda 2021 – Saiba como e se vale à pena

Se após a declaração de imposto de renda, você ficou em dívida o Leão, saiba que é possível parcelar o débito em até 8x.

Parcelar o imposto de renda pode ser a solução para quem precisa de um tempo para equilibrar as contas de quem está em dívida com a Receita Federal.

Qual o Prazo para Declaração do IR?

O prazo para declarar o imposto de renda 2021 encerra dia 31 de maio e até dia 14 ainda faltavam mais de 12 milhões de pessoas ainda não tinham feito a declaração.

Quem Pode Parcelar o Imposto de Renda?

Se, após a declaração do imposto de renda ainda ficar uma dívida para pagamento com a Receita, em valor acima de R$100, é possível realizar o parcelamento em até 8x, desde que a prestação não seja inferior a R$50.

O pagamento pode ser feito em débito automático na conta do declarante.

Importante salientar que nem todos os valores podem ser parcelados.

Quem recebeu indevidamente o auxílio emergencial, precisará realizar a devolução do valor à vista.

Nesse caso, é possível emitir documentos de pagamento (Darfs) separados por finalidade no programa de preenchimento da declaração.

Para conseguir, é necessário acessar no menu, a opção “Imprimir” e escolher “Darf do IRPF” ou “Darf de devolução do auxílio emergencial.

Doações a entidades ligadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Conselho do Idoso também devem ser pagas à vista, utilizando os Darfs específicos para esses fins no menu “Imprimir”.

Veja Também: MEI Precisa declarar Imposto de Renda?

Vale à Pena Parcelar o Imposto de Renda?

O parcelamento do imposto é uma opção excelente para quem não tem condições de realizar o pagamento à vista, porém, é importante ficar atento ao fato de que, como na maioria dos parcelamentos, há incidência de juros.

No caso do Imposto de Renda, há incidência de juro de 1% sobre cada prestação, mais a variação da taxa Selic (3,5% ao ano, neste momento) a do dia 1º de junho até a data de vencimento da parcela.

Como Parcelar o Imposto de Renda?

Veja o passo a passo indicado pela Receita Federal:

  1. Na ficha “Cálculo do Imposto”, vá até o quadro do lado direito do “Imposto a pagar”.
  2. Acesse a aba “parcelamento”.
  3. Selecione o número de parcelas que deseja. Marque a bolinha ao lado de “débito automático” a partir da 2ª cota.
  4. Acesse “Informações bancárias” e informe o nome do banco, agência e conta com dígito (DV) onde o débito automático será realizado. Lembrando que a conta precisa ser do titular da declaração.

Conseguiu tirar algumas dúvidas com esse conteúdo?

Se essa matéria foi útil para você, ajude-a a chegar a mais pessoas.

Compartilhe!

Comentários estão fechados.