Dicas financeiras atualizadas

Pix internacional: ficou mais fácil gastar em compras fora do Brasil

Sim, é isso mesmo que você leu, pix internacional. Se quando foi lançado em 2020 o Pix aqui no Brasil, imagina agora o fenômeno do Pix internacional. Já pensou em poder viajar sem ter que fazer um cartão de crédito internacional? A instantaneidade que esse serviço oferece é o que o faz ser tão desejado.

- Publicidade -

O que é o Pix Garantido? Entenda o assunto.
Entenda o que é e o que vai mudar a partir da utilização – Foto: Agência Brasil

Eventualmente, o pix internacional ainda está passando pela fase de testes e caso for aprovado essa novidade poderá juntar cerca de 60 países através do Nexus. A ideia central desse novo serviço é trazer a versatilidade para os turistas ao conhecer um país no exterior e conseguir realizar pagamentos rápidos além de diminuir o custo da moeda ao ser convertida.

Pix internacional: sistema Nexus; entenda mais

O sistema Nexus ainda está na fase de testes, mas ele tem o objetivo de integrar o máximo de países possíveis – principalmente aqueles que já possuem algum sistema de pagamento rápido e simples, como o pix – para melhorar as condições do brasileiro que viaja para o exterior. Ele está sendo produzido no BIS (Bank Of International Settlements, chamado como (Banco central dos Bancos centrais).

- Publicidade -

Esses testes do Pix internacional já estão sendo feitos em Malásia e Singapura. O Brasil até o momento só está observando como esse trabalho será feito e se realmente será aprovado, mas a estimativa é que seja concluído o mais rápido possível, muitas pessoas, principalmente turistas, já querem fazer o teste.

Veja também: PicPay permite transferir Pix com cartão de crédito de qualquer banco

Além desse benefício para quem ama viajar ou comprar fora, os varejistas também serão beneficiados com esse sistema. Com o Pix internacional, as vendas ficaram mais disputadas e mais pessoas vão querer comprar produtos do exterior, assim, os varejistas começaram a vender bastante mas também entraram em uma concorrência maior, criando mais promoções e formas de atrair o público para as suas vendas.

Toda essa organização para fazer com que o Pix internacional funcione é a partir de dois procedimentos, o primeiro é a criação do Nexus que tem como função ser o intermediador, ou seja, ele que vai conectar o serviço de pagamento dos países para que possam trocar informações. Já o segundo procedimento é o Nexus Scheme que tem como função colocar regras às quais todos devem seguir para manter a ordem e permitir uma comunicação mais limpa entre o sistema de cada país que adotar o Pix internacional.

- Publicidade -

Veja também: Fim do cartão de crédito? Pix Garantido gera polêmicas

Comentários estão fechados.