Dicas financeiras atualizadas

Qual a diferença entre Pix, TED e DOC?

Pix, TED e DOC são meios de transferência de valores, mas você sabe qual a diferença entre eles?

O conteúdo abaixo vai esclarecer essa e outras dúvidas sobre o assunto, para que você sempre saiba qual é a melhor opção para utilizar no seu dia a dia.

Pix – Melhor que TED e DOC

Desde novembro de 2020, o Pix se tornou uma opção para a realização de transferências e pagamentos e, desde então, ganhou uma posição de destaque pela rapidez e praticidade com que transfere recursos de uma conta para a outra.

Gratuito, o Pix pode ser feito através do smartphone ou do internet banking, de pessoa física para pessoa física, de pessoa jurídica para pessoa jurídica e de um para o outro.

A transação oferece comprovante, que pode ser salvo no próprio celular ou computador, ou compartilhado pelo WhatsApp ou outros meios.

O grande diferencial do Pix em relação aos outros meios de transferência é que não possui horário limite para a realização. Ou seja: o Pix pode ser realizado 24 horas por dia e cai, quase que instantaneamente, na conta de quem estiver recebendo o valor.

Além disso, não há limitação de dias da semana, podendo ser utilizado em sábados, domingos e feriados.

Veja Também: Pagar Boletos Com Pix. Saiba Como Fazer O Pagamento De Boletos Pelo Pix, De Forma Rápida E Segura

TED (Transferência Eletrônica Disponível)

A TED foi considerada a forma mais eficiente de transferência de valores até a chegada do Pix.

Como benefício, apresenta a possibilidade de transferência gratuita entre contas correntes do mesmo banco, ou seja, quando um cliente do Banco Bradesco faz uma transferência para outro cliente Bradesco, a TED não tem custos (assim como acontece em qualquer outro banco).

Porém, quando a transferência é realizada de uma conta para outra, de outro banco, é cobrada uma tarifa que, geralmente, fica acima de R$7.

Ou seja: se um cliente Bradesco deseja fazer uma TED para um cliente do Banco Itaú, terá que pagar a Tarifa.

Em relação ao tempo da transação, a TED é creditada no mesmo dia, até as 17h, porém, não pode ser realizada aos fins de semana, feriados bancários e após às 22:00h.

DOC (Documento de Ordem de Crédito)

O DOC já não era muito popular, antes mesmo do Pix começar a ser utilizado, o motivo é que há limite para o valor das transações (R$4.999,00), além do fato de que o DOC quase nunca é gratuito, mesmo entre contas do mesmo banco.

Além disso, o DOC é uma operação demorada, que só é creditada na conta do recebedor no dia seguinte à transferência.

Quando realizada em um fim de semana, por exemplo, a transação pode ser concluída apenas na terça-feira, se não houver um feriado antes disso.

O que você achou desse conteúdo? Conseguiu compreender Qual a diferença entre Pix, TED e DOC?

Comentários estão fechados.