Dicas financeiras atualizadas

Revisão da aposentadoria 2021: como aumentar aposentadoria do INSS

Segurado precisa comprovar detalhadamente erro de cálculo ao INSS. Pedido de revisão pode ser feito totalmente online.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite que os seus beneficiários ou segurados realizem a revisão da aposentadoria após 30 dias da data de concessão do seguro. O período de limite que prevê a correção de algum erro no cálculo do valor é dez anos.

As condições para que o cidadão solicite a revisão da aposentadoria total geralmente se relaciona quando ele acredita haver algum erro de cálculo. Mas é importante ressaltar que quanto mais rápido for a solicitação, em menos tempo o beneficiário receberá a aposentadoria com a possibilidade estar errada.

Nota: Essa revisão pode demorar meses ou até anos, conforme for a demanda do INSS. Se o INSS reconhecer um problema na sua aposentadoria, será realizado o repasses dos valores atrasados diretamente na conta do segurado.

Leia também:

Banggood é confiável? Reclame aqui, taxas de importação e como comprar

Comprar na Shein é confiável? Tudo sobre pagamento, frete grátis e preços

Saiba como realizar o pedido de revisão em 2021 no INSS

O processo de revisão é totalmente feito pela internet e  em alguns casos extremamente especiais. Com a pandemia da covid-19, o serviço ficou ainda mais remoto. Você pode fazer pelo site ou aplicativo “Meu INSS. Quem optar pela requisição de forma online, o envio da documentação acontece via computador ou celular. Entretanto, o beneficiário pode anexar as cópias de forma presencial no INSS mais próximo no seu município.

Se você acredita que esta recebendo menos do que, de fato, deveria na aposentadoria, realize uma filtragem na memória de cálculo da aposentadoria e na carta de concessão.

Além disso, é importante requerer o processo administrativo de concessão para verificar o que foi levado em conta pelo servidor que analisou o pedido. O objetivo é que haja a possibilidade algo tenha ficado de fora do período de trabalho, como atividades de caráter especial, com danos ao seu estado de saúde.

Ainda há quem prefira procurar advogados para realizar o pedido, caso você prefira assim, existe a possibilidade de fazer dessa maneira.

Dicas para aumentar valor da aposentadoria em 2021

  • Pente-fino na carta de concessão: Arquivo que consta dados do seguro social, como o tempo de contribuição que foi considerado e a forma em que o cálculo foi estipulado.
  • Análise da memória de cálculo. Quem se aposentou antes da Reforma da Previdência, por exemplo, é importante conferir se os 20% menores salários foram descartados. Se foram considerados, a renda foi reduzida.
  • Tenha em mãos o processo administrativo. Esse documento pode ser solicitado na íntegra no INSS.

Meu INSS está disponível para Android (Play Store) e iOS (App Store).

Comentários estão fechados.