Dicas financeiras atualizadas

Saque do FGTS esquecido: ainda dá tempo de sacar o benefício

Veja como saber se você tem saque do FGTS esquecido e como fazer para solicitá-lo com esse simples passo a passo.

Você sabia que muitas pessoas têm o saque do FGTS esquecido.  Atualmente, segundo as informações do Governo Federal, existem R $8 bilhões de benefício esquecido. Isso quer dizer que muita gente deixou de sacar os valores do FGTS

- Publicidade -

O FGTS funciona como uma poupança aberta pela empresa em nome do trabalhador. Isto é, uma garantia para ajudá-lo nos casos de demissão sem justa causa. Em algumas situações, pode ser sacado sem que o trabalhador tenha deixado o emprego.

 

Veja como saber se você tem saque do FGTS esquecido e como fazer para solicitá-lo com esse simples passo a passo.
Veja como saber se você tem saque do FGTS esquecido e como fazer para solicitá-lo com esse simples passo a passo – arquivo/Canva.

Pensando nisso, entenda aqui quem pode receber o saque do FGTS esquecido, como consultar o saldo deste benefício e como fazer o saque dos valores. Vale lembrar que quem possui direito tem até dia 15 de dezembro para sacar. Confira!

Saque do FGTS: ainda é possível pegar até RS 1 mil

- Publicidade -

Antes de tudo, saiba que a sigla FGTS significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O Governo Federal criou este benefício em 1966 para proteger os trabalhadores demitidos sem justa causa.

Deste modo, a empresa deposita todo mês um valor em nome de cada funcionário na Caixa Economia. Essa quantia só pode ser acessada em situações específicas, como:

  • Demissão;
  • Situações de calamidade (enchentes e vendavais, por exemplo);
  • Saque-aniversário;
  • Extraordinário.
  • Entre outras.

Em caso de saque extraordinário, a Caixa deposita entre os meses de abril e junho de 2022. Portanto, os trabalhadores que recebem o depósito, mas ainda não movimentaram esse valor podem ter o saque do FGTS esquecido.

- Publicidade -

Vale lembrar que, se este for seu caso, a solicitação para saque precisa ser feita até o dia 15 de dezembro. O pagamento é de R$1 mil para cada funcionário. Nesse contexto, o Governo Federal já liberou mais de R$30 bilhões para cerca de 43,7 milhões de brasileiros.

Veja também: Aceita negativados! Passo a passo para fazer empréstimo consignado do FGTS

Como consultar o saque do FGTS esquecido?

Para saber se você possui saldo esquecido do FGTS, basta acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal e seguir os passos abaixo, veja:

- Publicidade -

  1. Entre no www.fgts.caixa.gov.br;
  2. Na tela inicial, clique em “Saque Extraordinário do FGTS” e selecione “Consulte aqui”;
  3. Digite seu CPF ou o número do NIS;
  4. Clique em “Não sou um robô” e depois em “continuar”;
  5. Caso o sistema solicite, identifique as imagens pedidas e depois clique em “verificar”;
  6. Digite sua senha e “continuar”;
  7. Pronto. Se você tiver saque para receber, o sistema informará na tela como proceder para receber.

Como solicitar o saque esquecido do FGTS

Segundo a própria Caixa, os trabalhadores que tiverem recursos retornados automaticamente para a conta do FGTS, por conta da não movimentação, poderão solicitar  até o dia 15 de dezembro. 

Para solicitá-lo basta pedir pelo aplicativo FGTS. Após o pedido, o crédito estará na conta digital do Caixa Tem em até 15 dias. 

Veja também: Mito ou Verdade: governo vai liberar financiamento consignado do FGTS?

Comentários estão fechados.