Valorização do Bitcoin: o que isso significa na prática?

O que podemos notar recentemente é que a valorização do Bitcoin vem se mantendo a algum tempo. No dia 17 de fevereiro o valor da criptomoeda bateu mais uma marca em sua grande escalada de valorização, atingindo pela primeira vez o valor de 51 mil dólares.

Consultando um dos principais portais relacionados ao assunto, o Bitcoindesk, você consegue descobrir que a valorização do Bitcoin chegou ao impressionante valor de 51,735 mil dólares. A grande verdade é que a moeda estava em uma grande ascensão nos últimos meses, mas não estava nem perto das marcas que atingiu agora.

O valor da moeda disparou há um pouco mais de uma semana. Sendo o principal motivo disso, a montadora de carros elétricos conhecida como Tesla, ter anunciado que possui 1,5 bilhão de dólares em Bitcoin. E ainda que vai aceitar a moeda como forma de pagamento.

Tal informação caiu como uma bomba no mercado. E ajudou no crescimento de mais de 70% do valor da moeda só neste ano. Realizamos pesquisas e descobrimos que a criptomoeda terminou o ano de 2020 valendo cerca de 29 mil dólares.

Leia também:

Investir em Bitcoin: conheça o ativo mais popular dos últimos anos

Novo Crédito Caixa ou Novo Auxílio Emergencial? Entenda

O que um homem poderoso pode causar com poucas ações?

O chefe da empresa Tesla e também homem mais rico do mundo, o senhor Elon Musk em seu Twitter dirigiu diversos tipos de elogios ao Bitcoin no início do mês de fevereiro. Não esqueceu de elogiar também as demais criptomoedas, mas claro o foco principal foi o Bitcoin.

É a primeira vez que uma empresa do tamanho da Tesla passa a investir parte de seus recursos em Bitcoin. É verdade que essa é uma ação arriscada, a maioria das empresas não querem trocar seus dólares por um ativo tão inconstante. No entanto, podemos estar vendo uma mudança na nossa economia global.

Tal ação de investir parte do seu tesouro no Bitcoin fará com que alta volatilidade da moeda passe para os lucros da empresa Tesla. Logo tornará o desempenho financeiro da empresa um pouco menos previsível. Pois, como vimos em 2 meses o valor do Bitcoin quase dobrou.

Mas, a Tesla não foi a única empresa que fez essa arriscada jogada. A companhia de software Microstrategy também já investiu mais de um bilhão de dólares em Bitcoins nos últimos meses. Alguns dizem que a atitude tomada por Elon Musk se baseou na jogada dessa empresa.

A melhora do valor do Bitcoin também foi beneficiada quando nos Estados Unidos da América, as empresas Mastercard e o Bank of New York Mellon fizeram com que fosse mais fácil para as pessoas usarem o Bitcoin. Tal atitude agradou muitos clientes que possuíam interesse na moeda, o que ajudou na valorização do Bitcoin.

Alta volatilidade, ou basicamente a facilidade de valorização do Bitcoin, assim como o oposto

Mesmo com o crescimento do valor da moeda, o que fez ela se popularizar mais, visto que mais pessoas passaram a querer investir buscando lucro. Muitos especialistas alertam que o Bitcoin ainda está bastante longe de ser uma forma de pagamento amplamente usada.

Muitos investidores e analistas financeiros, alertam aos investidores novatos a não verem nas criptomoedas a única coisa a se investir. Visto, que é necessário bastante cautela, antes de começarem a especular nesse mercado, pois a criptografia não é exatamente uma moeda.

Como já estamos quase em março de 2021, é válido olharmos para trás e compararmos como nossa economia mudou. Por exemplo, o Bitcoin aumentou cerca de 8 vezes seu valor desde março de 2020. Tendo agregado mais de 700 bilhões de valor de mercado desde o mês de setembro de 2020.

Isso fez com que muitos se questionassem sobre o tamanho da valorização e quais suas consequências. Muitos também questionaram sobre o tamanho do salto na esteira de um fluxo anterior que era de somente 11 bilhões de dólares que vinha de investidores institucionais. A magnitude dessa mudança é tamanha que muitos se questionam como ficará nossa economia no futuro.

Saiba que Bitcoins não são infinitos

A verdade é que existe um número limitado de Bitcoins, essa informação se baseia no fato de que os mineradores estão produzindo um certo número restrito da nova moeda. Logo, isso levou as pessoas que possuem uma dessas criptomoedas a cobrarem uma espécie de prêmio quando a colocam à venda, o que levou à valorização.

Isso pode ser notado no grande desequilíbrio entre oferta e demanda recentemente. Onde houve um grande interesse de instituições em relação a adquirirem o Bitcoin. O que fez com que a valorização do Bitcoin fosse mera consequência.

Contudo, muitos especialistas afirmam que os preços do Bitcoins não são algo sustentável. Caso, a volatilidade dos preços não esfrie rapidamente. Mesmo que muitas pessoas já considerem o Bitcoin como uma espécie de ouro digital.

Em suma, o Bitcoin se tornou um grande capital de risco, visto que a criptomoeda apresentou uma volatilidade em três meses de 87%. Enquanto o ouro apresentou somente 16% de volatilidade.